“Não espere por inspiração; ela vem enquanto você trabalha”. Henry Matisse
Antes da era dos smartphones cada lojista detinha o monopólio da propaganda, e o boca a boca era apenas um fator fora da curva. Agora, sentados à mesa, não hesitamos em tirar a melhor foto possível, marcar o lugar aonde estamos e nos gabar das curtidas que recebemos.
Alguns diriam que se trata de publicidade gratuita, mas muitos de nós já estamos familiarizados com a frase que diz “there ain’t no such thing as a free lunch”, que numa tradução livre soa como “não existe almoço grátis”.
A lição a ser aprendida é a seguinte: prepare a disposição do seu café como se fosse o cenário perfeito para uma sessão fotográfica. Se você compreender bem esse conceito, então saberá que a louça é parte essencial desse cenário. Ao escolher uma louça você não está apenas agregando beleza e sofisticação para seu negócio, mas está preparando a moldura de sua publicidade.
Para acertar na escolha da sua louça existem alguns princípios a se seguir e de resto use seu bom gosto e criatividade. E mesmo aqui podemos te ajudar atiçando a sua imaginação.
Acho que você já entendeu que escolher a louça é apenas uma pequena parte de um todo que você está oferecendo. Talvez você esteja confuso ou confusa pensando que apenas quer vender o melhor brownie da cidade e reunir em seu café os maiores amantes de cafés especiais. Hoje, toda a rede de alimentação deve estar atenta à experiência filmográfica que as pessoas estão buscando.
A decoração que você está planejando deve, em primeiro lugar, ser traduzível em pixels, instagramável. “Um lugar que gosto muito e é super instagramável, é a Cafeteria Sans Soucis, em Campos do Jordão, onde o tempo de espera para entrar no estabelecimento, as vezes pode chegar a 1h30.”
Do contrário, você não tem uma cafeteria, mas uma confraria dos adoradores de café. Se você tem um negócio, e não um culto ao café, busque saber mais sobre as cores e a psicologia por trás da organização do espaço. Veja por exemplo, algumas dicas sobre as melhores práticas para cardápios de cafeteria
O resultado é que, às vezes, um visitante ocasional pode funcionar melhor do que seu agente de marketing.
Ver essa foto no Instagram
Ergonomia, tamanho e cor: os três cuidados para não errar na escolha da louça de sua cafeteria
Imagine pedir um cappuccino grande, mas não conseguir segurar a xícara. A falta de ergonomia pode tornar impraticável experimentar seja o que for. Por isso, sempre experimente xícaras com alça adicionando o peso do líquido que ela deve conter. Só isso já garante a ergonomia para sua escolha.
Quanto ao tamanho existe uma regra e você deve conhecer: a quantidade de líquido não deve estar abaixo da linha da alça da caneca ou da xícara. Dessa maneira sobra o espaço exato para o complemento de Nutella, chantily, doce de leite, etc.
Clique aqui e veja essa receita com chocolate Suisse para deixar qualquer um com água na boca.
Importantíssimo: as xicaras devem preferencialmente ter o fundo arredondado, sem quinas em ângulo reto. Isso irá dar uma crema melhor para o seu espresso, mais espessa e vigorosa. No caso das xicaras maiores, para servir um cappuccino por exemplo, o fundo abaulado ira facilitar muito se o barista quiser fazer um LATTE ART.
Pois é, mas regras existem para serem quebradas. Pode-se brincar com o tamanho e alcançar o refinamento do charme servindo um espresso de 30ml em uma grande caneca. Tudo é questão de perspectiva e é preciso combinar o estilo da sua cafeteria com a apresentação do seu cardápio.
E as cores? Novamente uma regra pode ser de grande ajuda. Use o branco quando quiser ressaltar as cores de bebidas que não possuem camadas; quando uma bebida tem mais de uma fase a única opção é usar o vidro. Se quiser inovar com louça de cores opacas apenas lembre-se que o estilo de sua cafeteria vai ditar a sua escolha.
Existem excelentes fornecedores de porcelanas no Brasil, uma delas é Dunne Porcelanas
Depois de ler essas dicas, talvez você ainda esteja em dúvida sobre como começar. Ou ainda, pode não concordar com algo que viu até aqui. Mais uma vez, peço que pense no conceito de cenário. A ideia é dar asas à imaginação.
O importante aqui é entender que cada vez mais as pessoas buscam por uma relação de compra mais próxima. Há o desejo de conhecer a personalidade de um lugar. E para apresentar seu café com essa personalidade será preciso mergulhar no universo do seu próprio bom gosto e estilo.
Procure o que lhe parece como um design moderno, elegante e ousado. Assistir filmes, frequentar cafeterias e conversar com alguém sobre o assunto é o melhor meio de encontrar a cara e o jeito das louças que melhor representam o estilo da sua cafeteria.