Saiba como seu cardápio pode ser o melhor vendedor da sua cafeteria
Como todo livro, o cardápio de uma cafeteria passa primeiro pelos olhos. Seja ele digital ou físico, existe um quebra-cabeça da psicologia das compras que todo dono de cafeteria deve estar atento. Nossos olhos seguem padrões de comportamento quando passeiam por um larápio. O desafio é tirar o melhor proveito desses 109 segundos (https://www.canva.com/learn/menu-psychology-design/) em que o consumidor vai repousar sua atenção sobre ele.
O segredo para traçar um design elegante é conhecer as duas características de todo cardápio. Além de ser seu melhor vendedor o cardápio também pode ser um vendedor profissional.
Um cardápio profissional consegue aguçar o paladar antes do cliente fazer o pedido. A cor, a disposição dos produtos e os destaques do cardápio devem estar direcionados a esse objetivo. É por isso que o quebra cabeça de seu negócio só converge para as melhores práticas quando reconhece que o cardápio não é a vitrine do seu café, mas seu melhor vendedor.
Um cardápio de cafeteria inteligente e sofisticado agrega mais valor aos seus produtos do que você possa imaginar.
Todo planejamento de cardápio deve ter a intenção de transmitir um valor agregado. Esse valor é composto pelo ambiente da cafeteria como um todo. Desde a arquitetura até o atendimento. Ou seja, a cafeteria como um todo deve produzir o efeito de uma percepção de valor única.
Se o seu cardápio alcançar uma boa percepção de valor alguns benefícios vem junto: mais vendas, indicações, fidelização e assim por diante.
Então, confira cada uma dessas três dicas para saber como você poderá produzir os próximos cardápios da sua cafeteria com a mesma excelência dos melhores cardápios.
É sabido que as cores influenciam nossa decisão na hora da compra. Essa psicologia das cores (https://rockcontent.com/br/blog/psicologia-das-cores/) nos informa que o vermelho, por exemplo, é a cor que estimula a urgência. Já o amarelo representa a cor do apetite (como exemplo, basta lembrar de grandes marcas, como Mc Donalds, Burger King e Coca-Cola).
Cafeterias geralmente escolhem a cor marrom, pois ela remete ao chocolate e ao café. Mas calma, pois mesmo que a imagem de sua cafeteria não seja composta por nenhuma dessas cores, o importante aqui é conhecer a capacidade que as cores possuem de influenciar a decisão da compra. Nesse quebra-cabeça é preciso saber como e quando usar cada cor a favor do interesse da sua estratégia de vendas.
Nos cardápios de cafeteria, o segundo elemento de design é a posição dos destaques. A engenharia de cardápio sugere que certas áreas chamam mais a nossa atenção. Essas áreas são o topo, a parte de baixo e a parte direita do topo.
Um cardápio elegante e atrativo apresenta em destaque os pratos ou bebidas de maior preço. Essas são as estrelas do seu cardápio. Uma ideia é inovar associando um QR code a algum item do seu cardápio. Ao escanear um Hot Drink (https://www.youtube.com/watch?v=PiqDCX8s7Rw), por exemplo, o cliente expande sua experiência sensorial para um vídeo do modo de preparo.
Geralmente, as áreas de destaque são compostas com três tipos de produto: o mais vendido da casa, a novidade e o produto da estação. Aqui é possível combinar caixas de texto com uma cor (geralmente vermelho) para impulsionar as áreas de destaque.
Ver essa foto no Instagram
As melhores práticas em cardápios de cafeteria partem do pressuposto que nada vende mais do que imagens. Isso é correto, mas é preciso diferenciar a imagem das figuras. Cardápios amadores costumam ser poluídos com uma multidão de figuras, enquanto os cardápios profissionais, aqueles com estrelas Michelin, têm no máximo 3 ou 4 figuras, uma em cada área de destaque.
A imagem é a impressão final que nós temos quando formamos uma ideia. Você já sentiu água na boca só de ler os ingredientes de um prato. O objetivo da ficha técnica é compor um sabor na mente do cliente, aguçar uma imagem do paladar através da leitura.
Por isso, capriche na descrição do modo de preparo. Acrescente algum detalhe sobre a qualidade da matéria-prima que vai nessa receita. Quem cozinha sabe que os melhores sabores só podem ser alcançados a partir dos melhores produtos. Clique para ver algumas receitas Suisse :https://altezzechocolate.com.br/bebidas-de-inverno/
Se você quer saber mais sobre como a Suisse pode colaborar com seu negócio confira a solução oferecida para a St Clair Bakery e Café .
Seja um parceiro Suisse. Se você é pessoa jurídica entre em contato e receba amostras para seu negócio.